The life of David Gale, traduzido para português como Inocente ou culpado?, é um filme do Alan Parker, interpretado por Kevin Spacey e Laura Linney (mais pormenores em http://www.imdb.com/title/tt0289992/).
O filme é de 2003, mas eu só o vi agora.
Recomenda-se!
A película trata do tema da pena de morte no sistema americano, da sua crueldade e das suas falhas.
Mas, é acima de tudo, muito, muito original e muito para lá do habitual last minut savement. As interpretações daqueles dois actores são soberbas e há muito tempo que não via um argumento tão bem escrito.
Claro que, para mim - e isso o filme não aborda - independentemente da questão dos injustamente condenados à pena de morte, a questão é: filosoficamente, pode o Estado dispôr da vida dos seus cidadãos?
Apoio o comentário!O filme é realmente excepcional, é um espelho da falibilidade do sistema e, claro, um hino contra a pena de morte e contra o poder "supremo" que um Estado tem para dispôr da vida dos cidadãos...o objectivo do filme é demonstrar a atrocidade da pena de morte. A punição de inocentes é clamorosa mas a punição que leva à morte sejam eles inocentes ou culpados é uma completa violação do mais elevado direito do Homem: a VIDA
ResponderEliminar