segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Os unanimismos do Congresso do PS

Os congressos do PS nunca tiveram grande interesse. São sempre amorfos e demasiado calmos, sem surpresas e sem boa política.
Mas este foi especialmente maçador: um voto contra a moção do Secretário-Geral??? No PS inteiro só Helena Roseta discorda da estragtégia de Sócrates? Isto parece-me muito grave, porque tanto unanimismo só pode significar uma de duas coisas: ou não há inteira liberdade no partido por medo às represálias do líder ou pela vontade de ir buscar tachos governativos; ou o unanimismo esconde as divergências que, por decisão partidária, não devem ser trazidas a lume enquanto o PS estiver no poder.

De qualquer forma, é muito engraçado apreciar 2 coisas:
O PS é um partido que fica completamente desorientado quando está no poder: não sabe como enfrentar sindicatos, pois esteve sempre do seu lado; não sabe como resolver a contestação social, pois sempre a fomentou - veja-se o discurso de João Proença;

O PSD é um partido que não sabe fazer oposição, ficando ainda mais desorientado: não consegue contestar as medidas do Governo, pois no fundo, considera-as correctsa e necessárias.


Sem comentários:

Enviar um comentário