sexta-feira, 14 de outubro de 2005

O Povo é soberano!

O Povo soberano escolheu uma viragem à direita.
Mas mais que uma vitória do PSD, estas eleições mostraram uma estrondosa (e brilhante) derrota do PS, 6 meses depois de alcançar maioria absoluta nas eleições legislativas.
Inacreditável como o PS conseguiu perder Lisboa... Qualquer candidato ganharia! Só Carrilho conseguiu a proeza.
E o inacreditável é que o PS tem um resultado ainda pior que há 4 anos, resultado esse que motivou a demissão do Governo.
Com que lata vem Jorge Coelho agora defender que os resultados não foram assim tão maus, porque compaarativamente com as últimas, a descida não foi muita...

Explicações?
Não é uma súbita adesão do eleitorado aos ideiais democratas do centro-direita que pode justificar este resultado. A explicação está na lamentável qualidade dos candidatos socialistas. O assalto aos cargos governativos no PS é tal, que ninguém aceitou resignar-se ao poder local. Os boys querem jobs, mas querem-nos no Governo central!!

Um misto de sentimentos quanto aos resultados do CDS. Se por um lado o partido centrista está em mais câmaras (uma vez que passaram a 19 as câmaras em que está em coligação), perdeu as 3 Câmaras que dominava sozinho (Marco de Canavezes, Oliveira do Bairro e Corvo), embora tenha recuperado Ponte de Lima por "readmissão" de Campelo.
Maria José Nogueira Pinto conseguiu um excelente resultado, próximo do alcançado por Paulo Portas há 4 anos.
Mais fantástico foi a recuperação, para os centristas, da Câmara de Aveiro, embora em coligação. Porém, é uma coligação (por ventura a única) para a qual o candidato é centrista e em que o CDS tem mais peso que o PSD.

Parabéns a Portugal pelas escolhas que tomou.
Votos para que decida igualmente nas presidenciais!

2 comentários:

  1. tt qt sei este espantoso fenómeno chama-se rotativismo político e é bastante frequente em países com dois grandes partidos...até por que o executivo PS ganhou com maioria absoluta, ou será que isso já não se deve só à falta de qualidade dos candidatos do PSD?

    ResponderEliminar
  2. ah e só mais uma coisa: boys, e especialmente jobs for the boys, têm existido em todos os executivos...não é? mas como é que se diz mm? o pior cego é o que não quer ver...

    ResponderEliminar