sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Abusos do Estado

Eu moro ali para os lados do cinema King. Numas pracetas residenciais, com jardim, parque infantil, população maioritariamente envelhecida e, claro, pombos.
As maiores "empresas" ali à volta são a farmácia, a lavandaria, o cabeleireiro de esquina e o talho.
Ainda assim, alguém teve a distinta lata de colocar parquímetros mesmo na praceta.
Apesar disso, a "coisa" foi passando porque havia uma espécie de revogação tácita daqueles parquímetros: ninguém punha moedas e ninguém fazia fiscalização.
Eis se não quando, um destes dias vejo um carro bloqueado e a ser rebocado! Incrível!
É evidente que os moradores têm sempre a sua situação acautelada, pois basta obter o respectivo dístico. Mas a questão aqui não é esta: a questão é este Estado que, com medidas que, em princípio, até são correctas, abusa dos seus poderes e da sua autoridade, pois, por mais esforço de imaginação que faça não vejo quem é que se está a tentar demover de levar para ali o carro...

2 comentários:

  1. Para não variar, discordo em absoluto. (não sabia que moravas áo pé do King!).

    Se os moradores não são prejudicados, porque podem sempre obter o dístico, o pagamento do estacionamento cumpre uma dupla finalidade:
    Disciplina o estacionamento e funciona como desincentivo à utilização do transporte particular.
    Comigo funcionou! Sou adepto e utilizador frequente da Ecovia (algo em que Coimbra é pioneira e cuja ideia não se compreende que não seja implementada em Lisboa).
    Trata-se de um sistema de parques de estacionamento espalhados quer perifericamente quer em pontos estratégicos do interior da cidade em que, pela ridícula quantia de 1,75 €, o utilizador paga o estacionamento por um dia completo e ainda o direito em viajar em mini-carrinhas (de 15 lugares), com ar condicionado, música e oferta do Diário de Coimbra, que passam com a frequência de 5 minutos e constantemente levam passageiros aos (e dos)pontos mais problemáticos: a Baixa, a Universidade, os Hospitais e as Estações de Caminho de Ferro.
    Não foram os parquímetros na baixa, não me teria convencido tão depressa a aderir aos transportes públicos...

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  2. Ò Afonso, nós temos que pensar nas origens e razões das regras.E isto é ainda mais válido quando se trata da relação estado/cidadão, dada a evidente desigualdade de armas.
    Os parquímetros, parece-me, visam essencialmente recolver um problema de poluição das cidades, por um lado, e incentivar o uso de transportes públicos, por outro.
    Ora, se não estiverem reunidos esses precuupostos não ha razão para a sua existência, a não ser o enriquecimento ilegítimo do Estado.
    Repara que como o meu exemplo, que talvez não te parace chocante, mas para mim é há outros: ao pé da Lisboa Gás, uma empresa no meio e um descampago ao pé de Alfragide, onde não há absolutamente nada e não estamos sequer dentro da cidade, também foram postos parquímetros!!!

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