segunda-feira, 26 de junho de 2006

O mais e futebol

Ponto prévio: eu não sou uma grande apreciadora de futebol. Mas, como atleta federada que fui durante alguns anos, sou uma grande apreciadora de desporto, dos valores que este pode incutir nos atletas e nos outros.
E é aqui que acho que o Mundial de Futebol pode ter um papel espectacular - pela dinâmica que gera - nos jovens e nas crianças, transmitindo-lhes espírito de grupo, de equipa, de sacrifício, de autoridade, de integração, de auto-controlo, de desportivismo, de civilidade, etc.. Tudo "coisas que acho que apanhei".
Daí que tenha ficado um pouco desapontada com as declarações pouco profissionais e incendiárias do Presidente da FIFA, legitimando, inclusive, os jogadores a dizerem coisas totalmente "out of line".
E também fiquei, completamente estarrecida, com a frase do jogador Cristiano Ronaldo:" (....) eu estava a jogar bem. Estava cheio de confiança, já tinha arrancado dois cartões amarelos....".
Não sabia que era esse o objectivo.
Há pessoas que não estão à altura das suas responsabilidades.

3 comentários:

  1. yah! eu vi e ouvi!
    :-(
    (o que mais lamento é que me parece reflectir uma certa maneira de estar que, obviamente, não vem só do jogador....)

    ResponderEliminar
  2. É uma frase perfeitamente normal, e esse é também o papel dele dentro do jogo, como dos extremos em geral.
    Todos vimos que o "arranquei" saiu-lhe do corpo. Se ele finta e é derrubado e com isso o adversário fica com amarelo, é, em suma uma jogada proveitosa pois o adversário directo fica em dificuldades.
    Sinceramente não sei o que isto poderá ter de mal.

    ResponderEliminar