sábado, 10 de junho de 2006

O 10 de Junho e o Presidente da República

Mais uma vez tenho de tirar o chapéu a Sua Excelência, o Presidente da República (acho que ainda não entrou em vigor a alteração ao protocolo de Estado que manda chamar quase "oh pá" a toda a gente e ainda posso utilizar o SExa), pela brilhante e sensata cerimónia que mandou organizar.
Uma parada militar é um elemento marcante para a afirmação da soberania e independência nacionais, cujo dia adequado para celebrar é precisamente o dia de Portugal.
Por outro lado, a parada teve ainda o condão de mostrar a todos o degredo e o estado lastimoso em que se encontram os nossos equipamentos militares - quanto a mim, aliás, esta foi a principal intenção de Cavaco Silva ao convocar a parada.

Por fim, congratulo-me ainda pelas 26 condecorações: longe dos excessos do passado, foram condecoradas pessoas a quem a República deve muito e que fizeram da Nação um país maior e mellhor.

3 comentários:

  1. Ào ritmo de 26 pessoas por cerimónia (se Cavaco Silva ficar por dois mandatos - o que não queremos definitivamente que aconteça), com certeza que irá rivalizar com o número de condecorações atribuídas por Jorge Sampaio.

    A tua parcialidade em relação ao Presidente impede-te de veres o que todos os outros comentadores viram: A condecoração virou moda a que Cavaco Silva também aderiu!

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que tivesse sido intenção do nosso Presidente da República mostrar, não só ao País como também ao Mundo, o verdadeiro estado lastimoso em que está o nosso equipamento militar...
    Foi um acidente de percurso que só veio revelar o que toda a gente sabe!
    Mas afirmar que era essa a intenção de Cavaco Silva, desculpa, não me parece plausível...

    ResponderEliminar
  3. Oh Raquel, agora usas o plural magestático? Não "queremos" que aconteça? hehehe!
    Sinceramente, 26 condecorações sao muito poucas para as 300 do 10 de Junho anterior...

    ResponderEliminar