quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Triste errata

Num dos posts anteriores que escrevi referi, erradamente, que as tropas norte-americas tinham usado gás sarin no ataque à cidade de Fallujah, quando, o que se passou foi a utilização de fósforo branco.
Pela importância vou transcrever para este post trechos do Editorial de hoje do jornal ingês "The Independent":
"Assistimos aquela que é, com certeza, a pior semana para a reputação da aventura conjunta de americanos e britânicos desde as revelações de abuso de prisioneiros na prisão iraquiana de Abu Ghraib (...).
O reconhecimento de que se utilizou fósforo branco (no ataque a Fallujah) representa uma nova afronta para a reputação das forças norte-americanas e, por conseguinte, para o seu comandante-em-chefe (George W. Bush).
A utilização de fósforo branco como arma «no ataque a uma cidade na qual permaneciam muitos civis ultrapassa em muito os limites da guerra convencional. Talvez não seja, estritamente falando, uma arma química, mas o seu emprego teve o mesmo efeito.
A sua utilização foi desumana, indiscriminada e desnecessária
"

1 comentário:

  1. Este é só mais um exemplo da actuação dos americanos. Ouvi ontem algo que há muito não ouvia e que sempre defendi: a extinção da NATO, é que faz todo o sentido.

    ResponderEliminar