sexta-feira, 29 de junho de 2007

FDL

Tal como mais tarde vim a descobrir muitos outros colegas que andaram na FDL - e que agoram exercem funções de grande categoria no direito - não gostei de lá andar.
Admito que, também fruto de alguma ingenuidade, sempre pensei que na Faculdade de Direito de Lisboa se discutia, de forma intelectualmente honesta e frontal, os grandes temas de direito. Imaginava eu que, os profs. eram verdadeiros "mestres" com dotes padagógicos e técnicos de elevado calibre.
Pois, não foi bem assim.
Tirando, raras e notáveis excepções, a maioria dos prof.s demonstrava pouco brio quanto às suas competências pedagógicas e os alunos eram uns "fedelhos" que deviam ouvir e admirar as aulas, sem que deles se esperasse qualquer contributo e, muito menos, ideia crítica.
Também me impressionou o clima de guerrilha latente entras várias facções.
Entre essas raras excepções, está, certamente, o prof. Saldanha Sanches. Daí que, tenha visto com sincero pesar e tristeza, que tenha chumbado nas provas de agregação.
E o que são as provas de agregação em que chumbou? não são uma tese de doutoramento - que aliás, já fez há muito tempo - mas a avaliação do currículo do examinado após uma aula em que demonstra a sua capacidade para assumir a cátedra.
E, sendo isto o que estava em causa, não posso deixar de considerar inverosímel, o que já li por aí, que chumbou por não ter CV.

1 comentário:

  1. Agora sou eu quem tem de invocar um "dever de reserva", para não comentar...

    ResponderEliminar