sábado, 3 de fevereiro de 2007

O Theatro Circo, em Braga.

Sumptuoso. É a palavra que ocorre desde o primeiro segundo em que se lá entra. Uma restauração digna de ser vista como exemplo a seguir em tantos outros espaços do país. O lustre, os dourados, os camarotes, a iluminação, o papel de parede, tudo nos leva de imediato aos derradeiros momentos da monarquia, e à luxuosidade das óperas antigas.

O que ainda teve um sabor mais especial porque os Swingle Singers, nesta sua segunda vez em Portugal, foram simplesmente brilhantes. Só quem não os conhece não está disposto a fazer os quilómetros que forem precisos para os ver.

Os meus parabéns ao município de Braga. Recuperar um espaço como o Theatro Circo e preenchê-lo com uma programação de valor invejável é não só um motivo de apláuso como devia ser um exemplo para os outros municípios.

É que ainda não me recompuz da demolição (há já quase 20 anos) do Theatro Avenida, em Coimbra, com os seus camarotes, aposentos reais, 2 balcões, e o cheiro do século XIX que se perdeu para sempre.
Está em Braga a prova que estes crimes urbanísticos são evitáveis...

1 comentário:

  1. Pois, o Theatro-Circo de Braga é, pelos vistos, o ex-libris de uma cidade que até há pouco tempo estava despida de programação cultural por falta de um espaço digno para esse efeito...e eis que recuperaram com incrível dignidade esse espaço dando um novo brilho à cidade (era o que os senhores do "Público" diziam num trabalho jornalístico recentemente editado!!)

    ResponderEliminar