A Vivendi Universal (proprietária do Universal Music Group, do grupo Canal +, entre outras coisas) celebrou, recentemente um contrato com a empresa Spiralfrog nos termos do qual esta última poderá disponibilizar downloads grátis de músicas da Universal àqueles que visitem o seu site.
Aparentemente, a Spiralfrog planeia obter o retorno pela disponibilização destas músicas através da publicidade que vai colocar no site.
Com este acordo, ficarão ao dispor dos cibernautas, a custo zero, músicas de artistas como ABBA, Anastacia, Avril Lavigne, 50 Cent, The Beach Boys, Mary J. Blige, Jon Bon Jovi, The Corrs, Gloria Estefan, No Doubt, Prince, Michel Sardou, Paul Simon, André Rieu, Andrew Lloyd Webber, U2, Leonard Bernstein, Elton John, Bernie Taupin, e Henry Mancini.
Infelizmente, o site só estará a funcionar em Dezembro.
Honestamente, parece-me uma medida muito inteligente. Com efeito, já ninguém acredita que seja verdadeiramente possível impedir as pessoas de fazerem downloads ilegais. Programas como o Emule, o Kazaa e o Napster não vão simplesmente desaparecer.
E a verdade é que as grandes empresas, aquelas que conseguem ter (e manter) lucros sabem que é vital terem uma grande capacidade de perceber para onde vai o mercado e o que é que os consumidores querem, ao mesmo tempo que têm de desenvolver uma grande capacidade de adaptação para lucrarem com esse conhecimento.
E, no cenário que têm à sua frente, a Vivendi Universal e as demais empresas desse ramo a única solução é tentar "aproveitar a onda" e extrair o máximo de lucro com este fenómeno.
Estás por ventura a insinuar que nos devemos meter na droga?
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