quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Tem um minuto?

O Graal está a instalar em Portugal uma iniciativa que assenta num conceito de voluntariado completamente diferente daquele a que estamos habituados designada Banco do Tempo.
Qualquer investidor que esteja disposto a dar uma hora do seu tempo para prestar um conjunto de serviços, recebe em retribuição uma hora do tempo de outra pessoa para utilizar em benefício próprio.
Os membros do Banco de Tempo trocam tempo por tempo: a unidade de valor e de troca é a hora. Todas as horas têm o mesmo valor inerente, ou seja, não há serviços mais valiosos do que outros. Todos têm algo a dar e a receber.
Entre outras coisas, isto vai permitir a muitas pessoas com poucas possibilidades receberem serviços a que, de outra forma, nunca poderiam aceder.
Acima de tudo, a iniciativa tem o mérito de ser imaginativa e de conseguir atrair mais voluntários com a oferta de algo em troca pelo seu tempo, algo que me parece muito importante nesta área.
Para mais informações visitem estes sites:

2 comentários:

  1. A ideia é original, mas nao me convence. Sou um céptico, eu sei.
    Primeiro, porque dar o nosso tempo a outrem exige uma relação de confiança com esse alguém que aqui não se vê.
    Depois, porque, por mais que se queira, há tempos mais valiosos que outros. Basta que alguém saiba fazer o que eu faço mas eu nao saiba fazer o que esse alguém faz...
    Em terceiro lugar, não compreendo as vantagens. Que serviço fica "acessível a pessoas que, doutra forma, nunca o conseguiriam"? Estou farto de pensar e nao me lembro de nenhum...

    Eu continuo apologista de vender os meus serviços para comprar os que preciso... Felizmente, já ultrapassamos os tempos da troca directa de produtos e serviços...

    ResponderEliminar
  2. Por exemplo, maior parte das pessoas não se dá ao luxo de poder pagar uma massagem...

    Agora imagina que um profissional menos bem remunerado (vamos supor uma senhora que passa roupa a ferro)...

    Se cada um der uma hora ao banco de tempo, a senhora que passa a ferro poderá obter uma massagem, em troca do seu tempo a passar a ferro...

    Acho que este é um bom exemplo! (Se é que percebi como é que a coisa funciona!)

    ResponderEliminar