terça-feira, 10 de maio de 2005

Quem vos inspira?

Há uns tempos li que, nas forças militares israelitas, os oficiais avançam à frente daqueles que estão sob o seu comando, gritando "sigam-me".
Independentemente de tudo o que se pense do conflito israelo-árabe, é uma imagem extremamente poderosa. Especialmente quando nos habituamos a ver os nossos líderes, militares ou civis, confortavelmente protegidos, gritar "Em frente", como quem diz "Vai indo que já lá vou ter...".
Falo nisto porque muitas vezes me coloco esta questão: onde estão os grandes líderes da nossa época?
Já não há líderes que nos inspirem a ir mais longe, a sermos pessoas melhores ou a ser um povo mais forte. Líderes como Alexandre o Grande, César, Ghandi, Churchill, Roosevelt, Lenine, Soares, Walesa, Cunhal, De Gaule... Eu sei que a lista até pode ser polémica, mas acho que se percebe o que quero dizer. Quero referir-me a pessoas que, independentemente da nossa opinião quanto a elas e às suas convicções, souberam inspirar as pessoas a deixar de pensar nelas próprias e as levaram fazer coisas extraordinárias por algo maior que elas.
Acho que é problema que atravessa gerações, mas sinto-o especialmente na minha onde a sociedade faz tudo para nos incutir um espírito surreal de competição, e onde é tão difícil encontrar os pontos de referência. Acima de tudo, hoje, parece difícil encontrar causas que justifiquem os sacrifícios do passado, pois já nada é branco e negro, bom e mau. O mundo, talvez devido à massificação da informação, é composto por milhares de camadas de cinzento.
Não sei... Se calhar os líderes do passado eram iguaizinhos aos do presente, e é o decorrer do tempo que os faz parecer melhores do que na realidade foram.

3 comentários:

  1. Oh meu gd totó, tu tens um blog e n dizias nada a ng??
    Vê lá se deixas um comentário no meu de x em qdo...

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Vivemos numa sociedade em que a palavra "honra" e a expressão "dou-te a minha palavra" se transformaram em razões de chacota ou, na melhor das hipóteses, expressões vazias.
    O sucesso foi elevado a objectivo absoluto, relegando-se para segundo plano a satisfação de saber que tomamos a atitude certa. Esses "tristes" que se contentam em dormir bem à noite, são encarados como "lorpas"...

    ResponderEliminar
  3. Bem, e o que se propôem fazer p invertar tal cenário?

    ResponderEliminar