terça-feira, 3 de maio de 2005

Não vos irrita...

...que sempre que fazem uma transferência bancária entre contas de bancos diferentes o dinheiro desapareça instantaneamente da vossa conta, mas só esteja disponível na conta destino passados uns dois ou três dias?
Eu fico sempre a pensar "Para onde irá o raio do dinheiro?". É que, e ajudem-me a ver se estou a raciocinar bem, se o dinheiro sai da minha conta, e não vai para a outra, para que é que o tiram de lá? Vai para algum "limbo" onde fica a aguardar o salvo-conduto do Sumo-Bancário para poder prosseguir para o território do banco destino???
Há uns tempos ouvi falar numa coisa chamada "Câmara de compensações". Supostamente, ao fim de cada dia, todos os bancos se encontravam nessa câmara e compensavam os créditos e débitos que tinham uns para com os outros.
E eu a pensar que já tínhamos tecnologia para agilizar todo processo...
Não pretendo, de forma alguma, dar guarida às habituais teorias da conspiração segundo as quais os bancos usam esse período para fazer render o dinheiro (confesso que nem percebo como o poderiam fazer, mas deve ser da minha falta de formação em economia), mas a verdade é que isto tudo dá que pensar. Não dá?

3 comentários:

  1. Venho responder a este post pra aí três meses depois de ele ter sido colocado por só hoje ter tido conhecimento do endereço deste blog, mas não podia deixar de o fazer porque por causa dele desatei à gargalhada à frente do meu patrono e de dois clientes.
    Rok essas tuas dúvidas metafísicas são ilariantes; não quero com isto menosprezar de qualquer forma tais questões, porque também eu não percebo porque raio nos tiram logo o dinheiro e ele não é creditado imediatamente na conta de destino. Mas estas são as tais dúvidas que só essa tua cabecinha atribui um nível de importância tal que te leve a verbalizar as mesmas.
    De qualquer forma gosto da ideia do limbo e do supra-sumo bancário e aconselho-te a escrever para o Homem da Conspiração.
    Abraço divertido

    ResponderEliminar
  2. O anónimo que escreveu há pouco era eu!!!

    ResponderEliminar