sábado, 21 de abril de 2007

Sarau de Gala da Queima das Fitas 2007

Um escândalo é o que se vê na organização actual da Queima da Fitas. Parece uma conduta orientada em matar o que há de mais tradicional na Queima das Fitas. Para quem não sabe, pasme: o Sarau de Gala da Queima das Fitas este ano (a ter lugar no próximo dia 4 de Maio) não se realizará no Teatro Académico de Gil Vicente mas sim no Jardim da Sereia, em tenda montada para o efeito (?!?!?!?!).
Primeira baixa: A orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra já informou que não participará. Próximas? Não sei. Mas se eu mandasse, o Coro Misto não participava, bem como me parece que o Orfeon Académico não deve participar.
No fundo, transformar-se-á o Sarau de Gala numa confusão, num encontro de tunas onde a parte da "Gala" vai ser completamente posta de lado. Em vez de se mostrar a cultura universitária à cidade vai acontecer uma espécie de noites do parque mas com as tunas de Coimbra a cantar. Não há as mínimas condições para ouvir coros ou orquestras num Jardim situado no centro da cidade.
Mas mais do que isto, choca outra coisa: não se mexe em tradições centenárias. É daquelas coisas que não se faz.
Qualquer dia faz-se a garraiada em Santarém porque tem praças de touros melhores ou o Cortejo na Mealhada porque há sandes de Leitão. E as noites do parque podem passar para a Lousã. O Baile de Gala muda-se para Penacova e o Chá Dançante para Viseu. A Serenata Monumental pode antes ser no Centro Comercial Dolce Vita e a récita dos quintanistas muda-se para Tentúgal. E a queima do grelo pode ser feita em micro-ondas em vez de usar o penico.
Simplesmente não se faz. O Sarau de Gala é no Teatro Académico e isso não se muda.
É a primeira vez que sou forçado a ser velho do Restelo e dizer: "No meu tempo é que era. Agora estragam tudo e não respeitam a mínima tradição". Cartão Vermelho para a organização da Queima das Fitas 2007.

2 comentários:

  1. Querido Afonso,

    no outro dia disseram-me que o cortejo ia passar a ser feito ao Domingo, já no próximo ano.

    Fiquei chocada!

    ResponderEliminar
  2. É, parece que corre esse boato. É tão grave como a mudança de local do sarau. No fundo inclui-se no processo de desvirtuação da Queima das Fitas a que vimos assistindo. É ignorar que a Queima das Fitas é composta por uma série de eventos e de tradições durante o dia que são muito mais que as noites do parque (uma por faculdade).
    Se o cortejo passar para o Domingo, a Garraiada vai para que dia?

    ResponderEliminar