terça-feira, 26 de julho de 2005

Pares

No clube dos Jornalistas (RTP2) de ontem estavam o Presidente do Sindicato dos Jornalistas, (Alfredo Maia), o Ministro da tutela (A. Santos Silva) o Presidente da Comissão da Carteira de Jornalistas (Desembargador Eurico Reis) e o jornalista/apresentador Ribeiro Faria.
Já apanhei aquilo a meio e ouvi o Desembargador Eurico Reis dizer qualquer coisa do género: é preciso reconhecer que os recentes casos de violação do segredo de justiça importam gravíssimas violações de direitos fundamentais dos arguidos; é preciso também que a classe interiorize que o direito constitucional de informar não é absoluto e cede perante outros direitos; e rematou dizendo: "nem os jornalistas, nem os juizes são o centro do Mundo".
Devo dizer que o Presidente do Sindicato anuiu, mas com pouca convicção.
Mas depois a discussão enveredou por um caminho igualmente interessante e esclarecedor de muita coisa. O Ministro A. Santos Silva dizia: "importa saber se entre a sanção judicial pela violação do Estatuto dos Jornalistas e do Código Deontológico e a sanção moral há, ou não, espaço para a introdução do sancionamento disciplinar, entre os pares".
Como é possível não haver?

Sem comentários:

Enviar um comentário