Acabei, há poucos dias, de ler um livro publicado por Michael Moore intitulado "Will They Ever Trust us Again? - Letter From The War Zone".
Apesar de o famoso realizador de chocantes documentários norte-americano, Michael Moore, aparecer na capa, o livro pouco ou nada tem que tenha sido escrito por ele.
Na verdade, este livro mais não é que a compilação de alguns dos milhares de cartas e e-mails que Michael Moore recebe diariamente a propósito da Guerra do Iraque e da subsequente ocupação americana.
"Will They Ever Trust us Again? - Letter From The War Zone" oferece-nos a possibilidade de conhecer, sem ter de passar por quaisquer intermediários, os pensamentos de alguns dos milhares de soldados americanos a caminho do Iraque, colocados lá ou de regresso de lá, assim como das suas famílias.
Tudo isto, ao mesmo tempo que ilustra e comprova a tese defendida por Michael Moore no seu documentário "Farenheit 9/11": que a generalidade dos jovens que se alistam no exército dos EUA o fazem para escapar à pobreza económica e à ausência de oportunidades dos locais em que vivem, sendo, as mais das vezes, deliberadamente enganados pelos famosos "recruiters".
Esse testemunho, da realidade que é o sofrimento humano provocado pela guerra, da extraordinária capacidade de sacrifício de alguns pelo bem de todos quando acreditam na sua missão e da opressora angústia que os persegue quando sentem que estão a ser manipulados, são a maior riqueza deste livro.
Trata-se de uma dimensão dos problemas políticos e geo-estratégicos que raramente aparece nas nossas acaloradas discussões e que é preciso não esquecer.
Interessante seria colocares algumas das afirmações!!! Será mais facil avaliar o conteúdo sem a influência de uma opinião pro-americana ou não!
ResponderEliminar