quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Os debates para as presidenciais.

Debate, de acordo com o dicionário PRIBERAM, é um substantivo masculino significando discussão, altercação, disputa.
Se tivermos em conta que para discutir é necessário uma comunicação entre duas pessoas, rapidamente chegamos à conclusão que os programas que temos visto com os candidatos presidenciais são tudo menos debates: são duas entrevistas que por acaso são feitas no mesmo sítio e à mesma hora...
Não só não têm qualquer interesse (os candidatos já deram entrevistas suficientes), como se tornam tão aborrecidos que a reacção normal de qualquer espectador é procurar qualquer outro canal ou mesmo desligar a televisão.
As candidaturas prestaram um mau serviço à democracia ao acordar neste sistema. Nem se culpe exclusivamente a candidatura de Cavaco Silva - as restantes poderiam ter insistido num modelo de debates verdadeiros e Cavaco Silva não teria outra hipótese senão ceder, sob pena de conferir gratuitamente tempo de antena aos outros candidatos sem direito de resposta. Todas as candidaturas falharam.
Espero que a situação actual sirva de lição para o futuro, eliminando-se este modelo. Por enquanto, vou procurar qualquer ocupação, porque não há paciência para ouvir duas entrevistas aborrecidas e em simultâneo.

1 comentário:

  1. correndo o risco de me tornar uma verdadeira chata queria só dizer que a culpa é na minha opinião primordialmente de cavaco silva, pois acredito que exista uma tendencia geral de favorecimento daquele que ira provavelmente( agrade-nos ou não) ser o proximo PR portugues. as estações de televisão compactuam com isto.o que obviamente não invalida a pessima qualidade dos debates, ai sim sou forçada a concordar.
    Ana

    ResponderEliminar