sexta-feira, 20 de julho de 2007

Mas então... isto não era um país com liberdade de opinião?

Começo a ficar chocado. Ouvi hoje na TSF que as quatro confederações patronais pretendem eliminar da Constituição a proibição de despedimento de trabalhadores por motivos políticos ou ideológicos, com um fundamento brilhante : "esta situação limita o despedimento individual".
Pois, meus caros, a limitação do despedimento individual é precisamente a ideia...

Mas está tudo doido? Esta gente agora quer acabar com a liberdade de opinião? Já bastava o Governo para isto, não era preciso também os privados enveredarem neste chorrilho de disparates chocante que subordina a segurança no emprego à coincidência de opinião com o empregador.

Quero acreditar que se tratou de uma piada ao Governo, atendendo aos sucessivos episódios na Administração Pública, e não de uma convicta opinião. Mas até tenho medo...

5 comentários:

  1. Isso é efctivamente chocante!

    Mas adorei a profundidade do argumento, a lógica...estes patrões são génios da retórica!!!

    ResponderEliminar
  2. E assim caminha a humanidade. O proletariado que se vire...

    ResponderEliminar
  3. O que me deixa, confesso, entre o atónita e o perplexa, é que esse clima de "claustrufobia democrática" - na expressão do ex-deputado do PSD, Paulo Rangel - vá ficar na História associado ao Partido Socialista Português.

    ResponderEliminar
  4. A claustrofobia democrática é um tema que está na moda. À falta de argumentos de peso para atacar o Governo apareceu este.
    Se é verdade que há alguns fait divers que até se ligam a essa expressão, tb é verdade que em meio mandato o Governo já fez mais acordos de concertação social do que qualquer outro anterior em mandatos inteiros. Já foram cinco, alguns deles com o acordo até da CGTP.
    Por outro lado, 85% do produzido na Assembleia da República foi aprovado sem necessidade de recorrer à maioria absoluta, houve a preocupação de chegar a entendimentos mais latos.
    Isto é claustrofobia democrática?

    ResponderEliminar
  5. Como queiras, PTM... Mas a MGM está coberta de razão. O clima ficará associado ao PS, da mesma forma como a arrogância e prepotência ficarão sempre associados aos Governos de Cavaco Silva e a política de não decidir ficará ligada a Guterres...
    São preços a pagar por determinada postura. Guterres e Cavaco pagam o seu; Sócrates pagará este...

    ResponderEliminar