sexta-feira, 3 de junho de 2005

Sufoco...

Recebi hoje mais um daqueles mails em cadeia, trocados numa cadeia interminável pela internet. Normalmente, lê-lo-ia na diagonal e nem perderia mais um segundo com ele, mas desta vez deixou-me a pensar.
O mail em questão dizia o seguinte:
"(...) Agora é tempo de nova união. Guardemos as bandeiras, e vamos todos pôr uma bandeira negra, luto em forma de protesto, em nome do momento negro que atravessamos e do que ainda virá, fruto de uma má gestão por parte dos sucessivos governos, que continuam a gastar o que não têm, em prole das mordomias sem as quais não conseguem viver. Dia 10 de Junho, façamos luto por Portugal, bandeira negra na janela por todo o país. Passe esta mensagem a todos os seus conhecidos, pois Portugal é dos Portugueses. Não deixemos que meia dúzia de políticos gozem com 800 anos de história."
Esta mensagem deixou-me a pensar porque revela um sentimento absolutamente transversal a toda a sociedade portuguesa: "Até posso identificar-me com determinado partido, mas não acredito nas pessoas que o chefiam. E acima de tudo, não confio em quem está no poder!"
E este sentimento levanta a seguinte pergunta: Será este pensamento simplesmente um sentimento natural daqueles que não têm posições de responsabilidade ou é mais que isso? Um sinal incontornável de que este modelo de governo já deu o que tinha a dar?
É que eu, que me considero uma pessoa medianamente informada, também tenho dificuldades em confiar nos políticos. Especialmente depois das sucessivas descobertas "supreendentes" de défices muito (muito mesmo) superiores aos inicialmente previstos.
Honestamente, penso que, caso não sejam realizadas reformas reais e racionais, o "brando" povo português não tolerará muito mais. Tanto "apertar do cinto" sufoca qualquer um.

1 comentário:

  1. É bom saber que te consideras uma pessoa medianamente bem informada.
    Isto de ter amigos inteligentes não é para todos...
    Se n fosses tu, o q seria do meu círculo de amigos? Uma cambada de burros, com toda a certeza...
    Obrigada pedro, por te destacares entre todos. És o rei do QI!!!
    Amén!

    ResponderEliminar