quinta-feira, 28 de abril de 2005

Mudando (um pouco) de assunto...

Num mundo onde tanta coisa nos escapa e onde seria preciso gastar imensas horas por dia a recolher informação para poder ter a certeza (ou algo próximo dela) da verdade, é muito fácil deixarmo-nos cair para qualquer dos extremos: ou acreditamos que tudo vai bem, que não há conspirações ou tentativas de nos manipular a todos (e tentamos não pensar muito nisso), ou cedemos ao medo e em todo o lado vemos conspirações e encobrimentos.
Não tenho qualquer pretensão de ser alguém capaz de ver através de toda a informação (normalmente contraditória) com que todos somos bombardeados todos os dias, nem venho falar sobre uma conspiração mundial que, a existir, se desenrolaria completamente fora do meu alcance. Mas queria aproveitar o blog para falar sobre um outro tipo de "conspiração" e ver que contributos receberíamos quanto a esta matéria.
E fiquei com vontade de o fazer porque me revoltou saber até que ponto nos tentam manipular em locais onde, supostamente, deveríamos poder estar descansados.
Estou a falar dos supermercados, onde os grandes grupos económicos recorrem às mais avançadas técnicas de Marketing para maximizar as suas percentagens de lucro.
Quantos de vocês sabiam que nas grandes superfícies a temperatura é mantida propositadamente fresca para manter as pessoas acordadas (e portanto sem vontade de ir para casa)? Ou que o cheiro de pão fresco que nos atrai até ao fundo das grandes superfícies provem de uma lata de aerosol colocada no ar condicionado? Ou que a luz instalada nesses locais é propositadamente escolhida de forma a melhorar a aparência do peixe e da carne? Ou que a música aí passada é propositadamente lenta para induzir uma circulação mais lenta? Ou que os produtos infantis são colocados à altura da vista das crianças para elas os verem mais facilmente e se agarrarem a eles gritando o inevitável "Eu quero!"?
Eu nunca me tinha apercebido. Mas isto vai mais longe e torna-se, a meu ver, particularmente maquiavélico.
Quando os pais dessas crianças começaram a evitar os corredores com produtos infantis para não terem de enfrentar as birras dos filhos, as grandes superfícies responderam espalhando esses produtos pelo supermercado de forma a garantir que teriam de passar por eles. "Podes fugir mas não te podes esconder!".
Se eu fosse pai, neste momento, estaria muito muito chateado.
Só mais uma coisa para pensarmos. Decerto que todos temos um palpite quanto ao que leva as grandes superfícies a lançarem os seus cartões de desconto. Alguns até saberão o que vou dizer, mas vou dize-lo na mesma. Já pensaram que pode ser para terem acesso a uma lista actualizada das nossas compras? Isto, para que possam melhor "entrar dentro da nossa cabeça" e preparar mais produtos destinados a fazer-nos gastar mais dinheiro.
A verdade é que nunca vi nenhuma lata de aerosol com cheiro de pão fresco. Nem sei para que servem os cartões das grandes superfícies. Mas algumas das coisas que comentei em cima estão à vista de toda a gente e outras podem não estar à vista, mas fazem todo o sentido. De qualquer forma, só queria que desbafar quanto a isto...
Vida de consumidor é dura...

Sem comentários:

Enviar um comentário