quarta-feira, 17 de agosto de 2005

O lado bom do concerto dos U2

Simplesmente espectacular! Só assim se pode descrever o concerto dos U2 do passado dia 14 de Agosto.
A experiência que esta banda proporcionou aos 50.000 fãs que estavam naquele estádio ultrapassa largamente a maior parte dos eventos que vão sendo realizados por este mundo fora.
E eu explico porquê. É que no caso dos U2, somos presenteados com uma banda duma qualidade, individual e colectiva, excepcional, e, para além disso, somos convidados a participar num evento que vai para além do puro entretenimento. Uma das maiores qualidades desta banda e da equipa que monta estes concertos é conseguirem transformá-los num espectáculo em que se discute e se "luta" por algo melhor: como o fim da pobreza em África, o apoio às crianças portadoras de deficiências, a tolerância.
Acima de tudo, acho que o mérito dos U2 , para além de assentar na sua enorme presença em palco, na música de qualidade extraordinária que tocam, e na sua capacidade de se "abrirem" ao público (pois só assim criam uma verdadeira ligação), consiste em levar o público a acreditar que é parte de algo maior que ele próprio e que pode mudar algo no mundo em que vive. Isto parece-me um feito ainda maior tendo em conta a época particularmente céptica e desiludida em que vivemos.
Ficamos a aguardar o próximo concerto com grande expectativa.

4 comentários:

  1. Só tenho pena de não ter assistido ao concerto.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me injusto o título. À parte a péssima organização da Ritmos & Blues e a forma escandalosa como ocorreu a venda dos bilhetes (e que não é imputável aos U2, qual foi o lado mau do concerto dos U2?

    ResponderEliminar
  3. O facto de as falhas na venda dos bilhetes serem imputáveis à Ritmos & Blues não afasta que essas falhas estejam associadas ao concerto.
    O título fala no lado bom do concerto. E, para mim, a avaliação de um concerto abrange muita coisa. Desde a preparação e à publicitação do mesmo, até muito depois de eles abandonarem o palco.
    De qualquer das formas, é uma questão de palavras e não de opiniões.
    Estamos ambos de acordo que a actuação dos U2 não teve qualquer lado mau.

    ResponderEliminar
  4. Mas tu foste ao concerto dos U2?????
    Os U2 são a minha banda preferida, mas n fui capaz de estar a enregelar no meio da rua para conseguir os ingressos...

    ResponderEliminar