terça-feira, 19 de dezembro de 2006

NASA na Lua

Parece que a NASA está a planear instalar, até ao ano 2020 uma base na Lua capaz de acomodar seres humanos por períodos progressivamente mais longos:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/6210154.stm

Pessoalmente, acho que esta iniciativa, juntamente com uma aposta contínua na estação espacial internacional, é de louvar, pois possibilita a recolha de informação científica com que no passado apenas se podia sonhar e porque o espaço, como já se percebeu há algum tempo, cria condições e desafios que levam ao desenvolvimento de tecnologias e à realização de experiências cujos resultados são, muitas vezes, utilizados para melhorar a qualidade de vida dos humanos que ficaram "cá em baixo".

Mas para quem que, como eu, via o programa "Para além do ano 2000", não há como fugir àquele sentimento de que já lá podíamos estar há uns tempos se a nossa espécie não perdesse tanto tempo, energia e recursos a tentar exterminar-se.

sábado, 16 de dezembro de 2006

Direitos Humanos

EUA: juiz considera inconstitucional execuções com recurso a injecções letais

http://publico.clix.pt/shownews.asp?id=1279837&idCanal=95

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

A Guerra em Directo

Carlos Fino pode não ter um estilo de escrita brilhante, mas "A Guerra em Directo" é, sem dúvida alguma, um importante testemunho sobre o que se passou por trás das câmaras durante a cobertura de vários conflitos armados (Afeganistão, Iraque, ...) pelos modernos meios de comunicação.
Decididamente uma boa prenda de Natal.

A reforma do acesso ao CEJ e formação de Magistrados

A OA publica no seu site uma síntese do documento já apresentado pela Direcção do CEJ ao Ministro da Justiça relativo ao acesso ao CEJ e à formação de Magistrados.
http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idc=31632&idsc=39749&ida=50653

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

E passaram 50 anos...


Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2006, o Coro Misto da Universidade de Coimbra completará 50 anos de vida.
Mais do que uma simples efeméride, o cinquentenário do CMUC simboliza também 50 anos do papel das mulheres no meio universitário. Criado em 1956 sob iniciativa do Conselho Feminino da Associação Académica de Coimbra, o Coro Misto procurava permitir que as estudantes, em número já suficiente, pudessem contribuir para a vida cultural da Academia, permitindo-se que integrassem um coro universitário.
A preocupação pela integração era tal que os Estatutos do Coro Misto da Universidade de Coimbra mantêm em vigor um antecedente das hoje faladas quotas, dizendo-se: "A Direcção é composta por 7 elementos, devendo, na medida do possível, 3 dos quais ser do sexo feminino".
Hoje o CMUC tem uma direcção composta por 6 mulheres e apenas um homem. Sinais dos tempos...
Os 50 anos de Coro Misto mostram, assim, como a mulher se impôs na Universidade. Tanto como a instituição Coro Misto, é também a mulher quem celebra este importante cinquentenário.