domingo, 6 de agosto de 2006
A versão infantil da Cinderela não dizia nada sobre isto...
quarta-feira, 26 de julho de 2006
Gafes?
segunda-feira, 24 de julho de 2006
Pactos
Só estes desconhecidos e imprevisíveis efeitos explicam que a imprensa norte-americana tenha aceite as directrizes da Administração Bush para não publicar, nem difundir imagens da guerra. Ao que parece, só estão autorizadas as baptizadas de “imagens limpas” (pelo que percebi, sem vítimas).
Já tinha ouvido o comentário de que este pacto tem sido fundamental no convencimento dos norte-americanos da “bondade” desta guerra, evitando - à semelhança do que aconteceu com a guerra do Vietname - que a população se insurja à medida que “ os caixões” que ninguém quer registar, nem contabilizar, forem chegando.
Mas, vi hoje noticiado no JN, com referência ao El País que, não se podendo conter mais, são os próprios militares regressados da frente de batalha que têm posto on-line, acessível e sem limitações, filmes e vídeos que eles próprios recolheram “in loco”.
Segundo a correspondente do El País em Nova Iorque trata-se de “Imagens absolutamente, chocantes, extremas. Mas reais”.
quarta-feira, 19 de julho de 2006
Desilusões
sábado, 1 de julho de 2006
O fim do Freitas
De facto, o que motivou a saída de Freitas do Governo foi a sua desastrosa actuação em todas as pastas, desde o dossier dos emigrantes no Canadá ao incidente diplomático com o Reino Unido aquando da negociação das perspectivas financeiras, passando pelo corte das relações atlânticas.
Acima de tudo, tenho pena que tudo isto tenha sucedido. De facto, nutria uma enorme admiração por ele, personagem fundamental na história da democracia.
Foi ele quem chamou a atenção que a democracia plural admitia a existência da direita, tendo suportado um cerco no palácio de cristal na fundação do CDS ou a destruição das sedes deste durante o Verão quente.
Já a escolha de Severiano Teixeira para a Defesa é de aplaudir, uma vez que se trata de um socialista de seriedade e competência comprovadas, quer pela sua acção nos governos de Guterres, quer pelo seu percurso académico.
sexta-feira, 30 de junho de 2006
Impostos e redistribuição da riqueza
E eu percebo que o Governo precise de o fazer. Um documento que, segundo ouvi na TSF, sustenta (!!) que i) não é pelos impostos que se faz a redistribuição da riqueza - alguém tem que avisar os finlandeses e os dinamarqueses -, ii) que devem ser abolidas as deduções à colecta das despesas com educação e lares, etc.
Sinceramente, confesso, isto é assim: se isto viesse de um Governo de direita eu não teria, imediatamente, dúvidas em criticar estas "supostas" medidas que aí vêm, mas como isto - last time i checked - ainda é um governo socialista a minha primeira reacção é de algum benefício da dúvida, depois - não muito depois - vem a incredulidade e, imediatamente a seguir, a CRÍTICA! Porque, efectivamente, estas medidas, independentemente da origem, são más!
quinta-feira, 29 de junho de 2006
Chekcs and balances – o papel dos Tribunais
Num recente “apanhado” que fez sobre as acções interpostas em Tribunal em que se afere a legalidade de medidas do Governo a coberto do Patriot Act (P.A.), a ACLU descreve factos extraordinários e aterradores de que destaco os seguintes: mecanismos como o domestic spy acts (verdadeiros “gadgets” de espionagem em residências civis) ou as no fly list (listas de indivíduos que não podem andar em NENHUMA companhia aérea) – legalizados pelo P.A. - têm sido utilizados pela Administração para “espiar” e amedrontar activistas das liberdades civis, professores universitários e advogados, sem que se tenha provado em Tribunal qualquer ligação, mesmo que remota, a actividades terroristas.
É neste contexto, de verdadeiro “atentado” a direitos básicos e elementares, como a presunção de inocência ou o direito à privacidade, que Advogados e Tribunais têm um papel único e imprescindível – funcionando como último reduto - na sindicância da constitucionalidade desta actuação da Administração Bush.
E esta notícia é disso msmo mais um bom exemplo:
segunda-feira, 26 de junho de 2006
O mais e futebol
E é aqui que acho que o Mundial de Futebol pode ter um papel espectacular - pela dinâmica que gera - nos jovens e nas crianças, transmitindo-lhes espírito de grupo, de equipa, de sacrifício, de autoridade, de integração, de auto-controlo, de desportivismo, de civilidade, etc.. Tudo "coisas que acho que apanhei".
Daí que tenha ficado um pouco desapontada com as declarações pouco profissionais e incendiárias do Presidente da FIFA, legitimando, inclusive, os jogadores a dizerem coisas totalmente "out of line".
E também fiquei, completamente estarrecida, com a frase do jogador Cristiano Ronaldo:" (....) eu estava a jogar bem. Estava cheio de confiança, já tinha arrancado dois cartões amarelos....".
Não sabia que era esse o objectivo.
sexta-feira, 23 de junho de 2006
quarta-feira, 21 de junho de 2006
O disparate da conta individual
Até aqui tudo bem: do ponto de vista teórico, tem lógica que os trabalhadores possam escolher depositar numa conta individual da SS uma importância que livremente escolham, a que tenham acesso na idade da reforma.
O disparate aparece no momento em que conjecturamos a aplicabilidade prática da medida. Quem, de seu juízo, vai preferir colocar as suas poupanças na SS, que todos apontam como tendendo a falir a qualquer momento, em detrimento de apostar num Banco privado, blindado à falência pelo Banco de Portugal e pelo fundo de garantia bancária?
E mesmo que assim não fosse, alguém trocaria os serviços de um banco, com empregados competentes e rapidez de resolução dos problemas, pelos balcões da Segurança Social???
Não parece. Então para quem é esta medida? Será que a SS quer caçar os trabalhadores menos esclarecidos? Mas será que o comum dos trabalhadores aceitará que o "ladrão do Estado" lhe fique com mais uma parcela do vencimento todos os meses? Não me parece.
A medida surge, assim, como um disparate completo, que com certeza nunca terá qualquer aplicabilidade prática. Dá a ideia de um pensamento irreflectido matinal do Ministro...
terça-feira, 20 de junho de 2006
Não sendo muito importante, é o tipo de Estado que temos
Three Strikes and you're In!
sábado, 10 de junho de 2006
O 10 de Junho e o Presidente da República
Uma parada militar é um elemento marcante para a afirmação da soberania e independência nacionais, cujo dia adequado para celebrar é precisamente o dia de Portugal.
Por outro lado, a parada teve ainda o condão de mostrar a todos o degredo e o estado lastimoso em que se encontram os nossos equipamentos militares - quanto a mim, aliás, esta foi a principal intenção de Cavaco Silva ao convocar a parada.
Por fim, congratulo-me ainda pelas 26 condecorações: longe dos excessos do passado, foram condecoradas pessoas a quem a República deve muito e que fizeram da Nação um país maior e mellhor.
quinta-feira, 8 de junho de 2006
Food for the brain
Abstraiam-se por um momento de toda as especulações que têm sido veiculadas a respeito do quadro e das eventuais implicações do quadro para a Fé catolica e limitem-se a olhar para o quadro como se o estivessem a ver pela primeira vez.
Para quem já viu ou leu o Código de Da Vinci, saltam imediatamente à vista o facto de não estar representado cálice algum, de a figura à direita de Cristo ser demasiado feminina para ser um apóstolo, de esta figura (que alguns defendem ser Maria Madalena) estar vestida com roupas de cores iguais às de Cristo, entre outras coisas.
Não tenho pretensões de trazer grandes revelações a quem lê o blog, mas queria apenas acrescentar mais dois aspectos que podem dar que pensar: a mão que parece não pertencer a ninguém e o gesto (manifestamente) ofensivo do apóstolo Pedro para com a figura que uns defendem ser o Apóstolo João (que estaria representado de uma forma muito efemininada) e que outros defendem ser Maria Madalena.
A tese de que existe uma mensagem por trás deste quadro apoia-se no facto de o génio de Da Vinci ser tal (foi ele quem descobriu como dar profundidade aos seus quadros), de ele se encontrar de tal forma à frente do seu tempo que facilmente encontraria um meio para esconder uma mensagem importante à vista de toda à gente.
Parece-me perfeitamente possível que Da Vinci tenha escondido mensagens que atacavam o cerne da Fé católica nas obras que o Papa lhe encomendou. Ele possía, efectivamente, capacidade para tal. Contudo, acho que ainda estamos muito longe de poder ter qualquer certeza a esse respeito.
E, apesar de não ser cristão, parece-me que a revelação de que Cristo era marido ou amante de Maria Madalena apenas afectaria a credibilidade da Igreja e não a força da mensagem de Cristo.
quarta-feira, 7 de junho de 2006
O presidente constitucionalista
terça-feira, 6 de junho de 2006
O Caso Mateus
É sempre esquisito quando isto acontece. Como já estive em lado próximo da posição do Belenenses, fico só com a sensação que a liga/fpf tem em conta o peso do potencial despromovido para as suas decisões, o que não é bonito.
De qualquer forma, preparem-se os adeptos: a partir de agora os jogos Belenenses-Gil Vicente vão tornar-se uma batalha campal. Eu bem vi o que se passou aos Académica-Vitória de Guimarães.
PS: Acham normal que em Agosto haja um jogo "amigável" entre a Académica e o Vitória????
sábado, 3 de junho de 2006
Temos Presidente!
Deu ainda aos Srs. Deputados do PS e do BE uma lição de direito constitucional, quando referiu que o princípio da proporcionalidade proibe "uma severa restrição à liberdade e ao pluralismo de opções que inerem à democracia representativa" sem que tenham sido tomadas medidas menos limitativas que deram bons resultados nos outros países europeus.
Estou feliz pela decisão tomada. Estou feliz pelo Presidente da República que o Povo escolheu.
